Início arrow Forum
Discussões Recentes
Problema com armature
Ms. Hoyhen 05-01-09 18:43
Re:Reinicke WIP - BioMachine
Reinicke 17-12-08 13:01
Re:Riggid Body Joints
el_muerte 14-12-08 23:47
Problema com lattice! Ajudem plix!
lockwert 13-12-08 13:56
Re:de a sua dica de como ficou!!!
el_muerte 11-12-08 12:35
Dúvidas texturização e game engine
leo523 09-12-08 14:16
animaçoes sequenciais
T_N_D 06-12-08 22:36
animaçoes sequenciais
T_N_D 06-12-08 22:36

More...

Blendermasters forum

mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/08/31 21:38 Olá pessoal. Estive super corrido e só consegui hoje, no último dia, postar meu WIP.
Bem, sendo sincero, ele não foi planejado para participar da competição, porém eu criei ele bem nessa época e resolvi unir o útil ao agradável.
Tudo começou quando o time do projeto Apricot e o Ton me convidou a pouco tempo para fazer as animações de todos os personagens e rever algumas já existentes Frankie. Pensa num brasileiro feliz!!!
A partir daí resolvi contribuir com um personagem. Ele seria um personagem simples, secundário, era essa a idéia, porém eles gostaram tanto que será um dos players, ou seja, você poderá escolher entre o Frankie e o Momo para jogar o Yo Frankie! Ou ainda jogar um contra o outro!!! Pensa em um brasileio peidando de alegria!!!

Bem, então está aí apresentado, o Momo!!!

Post edited by: mangojambo, at: 2008/08/31 23:16
  | | The administrator has disabled public write access.
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO - por mangojambo - 2008/08/31 22:03 Ah, antes de mais nada. Desculpem não ter o desenho rascunho do Momo para postar aqui! A digníssima senhora minha esposa fez o favor de "limpar" minha mesa e jogar papéis que ELA achava que não era importante!! Vocês também não odeiam isso??? Sorte dela que eu ainda a amo muito, senão já estaria no rua da amargura!!! hahahaha Pelo menos quase todo dia fico falando no ouvido dela sobre o ocorrido, lembraando, enchendo o saco!!! (vocês também não odeiam isso?)
Bem, vamos lá então:

MODELAGEM

Bem, como ele é para jogo a modelagem é do tipo lowpoly. É engraçado quando se está criando lowpoly, você fica tentado a detalhar cada vez mais teu personagem! Tem que se segurar e ter a consciência de que muuito coisa será detalhada na textura.

Detalhes da cabeça:
Frontal

De onde surgiu a orelha:

Visão de trás: (atenção no detalhe para evitar faces triangulares na junção da cabecinha de coco do Momo.

Dentes:
Como eu planejei 3 posições para a boca dele, ele não poderia ficar banguela, apesar que até pensei sobre o assunto. Sorte sua, Momo!!! As posições são 3: boca fechada, sorrindo e fazendo biquinho. Com isso eu consigo uma grande número de expressões e meu personagem continuará leve para o jogo!

Dentes e céu da boca. O céu da boca quase não aparece, então por que gastar vértices nele? É praticamente um retângulo, só que com a cor certa na textura nem se nota!

Os dentes só tem a frente, pelas mesmas razões óbvias!

Olhos: seguindo o mesmo estilo aplicado no jogo.

E uma visão de trás (Como pode ver, várias contenções de gasto de vértices! ;] )

Post edited by: mangojambo, at: 2008/08/31 22:04
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO - por mangojambo - 2008/08/31 22:36 ESCOLHA DA FORMA

Escolhi esse formato para o Momo por ser mais aerodinâmico!!!
Ok, piadinhas ruins a parte (ou péssimas se preferirem), acho importante listar o porquê do design dele. Acho que tudo que criamos tem que ser conceitual, pois senão perde muito o valor e fica mais fácil defender de críticas sem base (normalmente dos próprios clientes). E isso vale para tudo, criar sites, produtos, 3D ou até mesmo um cachorro-quente! (ou não!)

O Momo é sem frescura, pois também criar com conceito não é ficar explicando o porquê de cada parafusinho, bla bla bla... O nome disso é ser chato mesmo!!!

Cabeção, barrigudinho, orelhudo. uma proporção que me agradou e achei engraçada. Pernas curtas e fortes, mais espessas que o braço. Braços finos e compridos como a calda, dando um ar de agilidade nele já que as pernas são cotoco!!

mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/08/31 23:19 JUNÇÕES

Aqui que o bicho pega um pouquinho mais que o restante da modelagem. Onde certas partes do seu personagem tem que se conectar com outras, sem fazer aquela lambança na tua malha e ainda não ficar horrível para animar. Imagine em um personagem lowpoly então!

Pescoço: sem muito segredo, apenas umas técnicas avançadas de aplicação de faces quad e triangulares que se pode ver em outras junções também (chuncho mesmo)

Ombro: Ficou excelente para animar! A face triangular do ombro deu uma forma legal como eu esperava.

Rabo: bem tranquilo pois não faz conexão com o corpo. Se fizesse daria muito trabalho!
http://img179.imageshack.us/img179/3787/3rabovp9.jpg

Pernas: Ficou bem natural a montagem. (sem técnicas avançadas ;] )

Joelho: Esse configuração fica bacana para animar dobras como joelho e cotovelo, porem no cotovelo tive uma surpresa!

Cotovelo: Esse foi o bicho, pois havia feito como o joelho. Já estava pronto e já havia feito algumas ações para o Momo. De repente percebo que o cotovelo estava torcendo!
O movimento real de um braço é que o ombro possa girar (um pequeno twist, ou torcer), o cotovelo rotaciona em apenas um eixo (para os blenerds como eu, no eixo local X ;] ) e a mão também consegue girar (twist) torcendo os dois ossos do antebraço. Mas isso é tudo balela para meu modelo, pois se eu torcer qualquer uma das juntas vai virar uma meleca na malha, pois o rig é simples assim como o modelo. Qual foi a alternativa? SEPARAR O ANTEBRAÇO DO BRAÇO!!! Tadaaaa!!! Foio como um passe de mágica!! Eis a imagem abaixo da nova configuração:

O braço e antebraço ficaram com uma pontinha um dentro do outro. Com uma configuração perfeita de rigging na posição certa faz com que dobre como uma manteiga que fica fora da geladeira destampada (nojento)

Mão: junção de braço com poucos vértices e mão com um punhado!! Não me preocupei muito com rotações porque o trabalho pesado ficou para o cotovelo. E vocês nem fazem idéia como isso facilitou minha vida na hora de animar!!!

Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 01:07
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/08/31 23:28 MARCAS DE RECORTES PARA MAPEAMENTO UV

Depois de consertar umas 2 ou 3 vezes, saiu o recorte e mapeamento. Deu trabalho querer economizar pintura , por exemplo, as duas mãos na mesma posição, duas metades do corpo, etc. O que não reparti ao meio foi o rosto, pois senão o recorte iria ficar muito na cara! ( entenderam? na cara!!! hahahahaha! Tenho que parar com as piadinhas sem graça antes que eu seja expulso do fórum!)
* Para quem não sabe as marcas de recortes são as linhas laranjas. É só selecionar a linha e Ctrl+E > Mark Seam (ou Clear Seam para apagar a marca)

Bem, as fotos ficaram uma meleca! Mas como vou postar o arquivo aqui no final, será bem mais fácil de ver!

Aqui está uma imagem do mapeamento com a textura já aplicada.

E aqui um screenshotão!!

A textura de cor foi feita, acredite se quiser, principalmente no inkscape!!! E aí sim finalizada no gimp. Bem, disponibilizarei todos os arquivos para conferirem depois, tanto o do inkscape e do gimp! (Isso se minha esposa também não apagou!!!)

Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 00:32
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/08/31 23:44 PRIMEIROS TESTES DO PERSONAGEM

Assim que ficou o Momo. Na verdade não foram os primeiros, pois teve muuito caminho até chegar aí. Mas esses foram o final da textura de cor pronta para depois fazer a especular, a normal e configurar os materiais.

mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/09/01 00:13 MATERIAIS

Eita! Minha esposa está me chamando pra ir deitar e assistir Fantástico com ela. Falei que ela já já vai ver o "Fantástico"! hahahahahaha ... (não me crucifiquem, não resisto a essas piadas toscas!)

Não vou falar muito sobre os materiais, pois as imagens falam muito mais! Só vou comentar sobre a versão do blender que estou usando aqui. Uma compilação própria do projeto Apricot (em desenvolvimento). Ela tem suporte ao famoso GLSL. Fica SHOW de configurar materiais com isso habilitado!! Só tem um porém, pelo que vi é bom você tem uma placa de vídeo Geforce8 pra cima, pois estou fazendo MILAGRES com minha FX-6200!! Se continuar assim mais alguns dias ela peida e terei que comprar outra! Tudo bem, depois que você começar a usar isso vai ficar louco como eu para comprar uma 8800 GTS (a mesma usada no instituto blender!)

Veja na imagem abaixo como habilitar o GLSL e como desabilitar algumas coisinhas dele para uma "melhor performance" (não espere muito se você tem uma placa ruim igual a minha)

E aqui os materiais. São 3 materiais e 3 texturas:

- Palpebras (momo_skin_eyelid)

- Olhos (momo_skin_eyes)

- Corpo (momo_skin_body)

Configuração para a 2a textura

Configuração para a 3a textura

E as três texturas:
Cor

Normal

E essa dá um efeito de falsa iluminação

Agora o Antes e Depois do Doutor Beleza!!!
Antes:

Depois:

(ÓÓÓÓhhhhh!!!)

Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 00:33
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/09/01 00:24 RIGGING E SHAPEKEYS

Bem, como o personagem é para jogo não vai aquele emaranhado de ossos, IKs, etc etc!! É um esqueleto básico e pronto! No máximo se coloca falsos IKs para facilitar certos movimento na animação.

Aqui está o esqueleto. Não vou postar imagens do peso dos ossos na malha, pois isso é melhor visto direto no arquivo.

Criei grupos de ossos para facilitar na visualização na hora de animar, pois, dependendo da posição e enquadramento, fica difícil saber qual osso é qual

Aqui pronto para animar, com as linhas de parentesco desabilitadas e em modo Stick

Sombrancelha, palpebras e boca foram usados shapekey drivers para controlar isso. Só um pequeno screenshot demonstrando como ficou a configuração para o sorriso:

ESTÁ VIVO!!! ESTÁ VIVO!!!!
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/09/01 00:38 "RENDERS"

Como a competição é de modelagem para personagem, o que vier a mais é lucro! Então ao invés de postar apenas um render, postarei vários. Reparem que o modelo está serrilhado nas beradinhas. Fiz assim pois é a mesma renderização que será usada no jogo.

Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 00:59
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/09/01 00:41 EXTRAS

Composição Final

http://img521.imageshack.us/img521/7205/momowallpaper2ju9.png

E uma animaçãozinha da criança!! É a ação dele morrendo.

http://vimeo.com/1508407

Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 19:06
mangojambo
User

Senior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/09/01 00:53 Bem aqui está os arquivos do momo!! Bom proveito!

O Momo está registrado com a mesma licença dos personagens do YoFrankie.org, a Creative Commons.

http://rapidshare.com/files/141694017/momo.tar.bz2.html

Para quem não conseguir descompactar (vulgo alguns usuários Windows ;] ), é só instalar o descente descompactador de arquivos www.7zip.org ...

Um grande abraço a todos e espero que tenham gostado do WIP!

*P.S.: Link para o post do trabalho finalizado http://www.blendermasters.com/cms/pt-br/forum/view-2267.html#370

Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/02 14:23
Reinicke

Expert Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo - 2008/09/05 18:01 Olá mangojambo

Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Seu personagem, apesar da simplicidade
é realmente uma "aula" de modelagem
e rigging no Blender e além disso
ele é muito engraçado... Nota DEZ!!!

Desejo a você muita sorte e sucesso
... e novamente, você está de parabéns!!

Abraço
Reinicke
Autor do livro MODELANDO PERSONAGENS COM O BLENDER 3D pela Novatec Editora
Login

Perdeu a senha?
Ainda sem conta? Registrar