Matusa
User
 Fresh Boarder
| Posts: 4 |   | Karma: 1
|
Simulação de fluídos - 2007/12/07 18:12
E aí pessoal. Acabei de me registrar e já preciso de ajuda. è o seguinte: Tenho uma dificuldade q me persegue. Preciso fazer uma cena em q uma garrafa despeja água num copo. E ao terminar, o copo fica com a água e a garrafa volta para a sua posição sobre a mesa. O problema é q toda vez q eu animo, ao final da simulação,(no último frame), fica aquela coluna d`água entre o copo e a garrafa. O q devo fazer para resolver isso ?
Desde já, agradeço a quem puder me ajudar, dando um retorno.
|
|
|
| | The administrator has disabled public write access. |
el_muerte
Admin
 Admin
| Posts: 103 |  | Karma: 1
|
Re:Simulação de fluídos - 2007/12/10 14:25
Matusa wrote: E aí pessoal. Acabei de me registrar e já preciso de ajuda. è o seguinte: Tenho uma dificuldade q me persegue. Preciso fazer uma cena em q uma garrafa despeja água num copo. E ao terminar, o copo fica com a água e a garrafa volta para a sua posição sobre a mesa. O problema é q toda vez q eu animo, ao final da simulação,(no último frame), fica aquela coluna d`água entre o copo e a garrafa. O q devo fazer para resolver isso ?
Desde já, agradeço a quem puder me ajudar, dando um retorno.
Bem, primeiro crie dois recipientes e classifique-os como obstacles. Dentro de um deles, coloque um mesh no formato inicial da água. Coloque um cubo que envolva tudo para o domain. Por ultimo, selecione o recipiente que tem a agua e pressione I, escolha loc rotate, avance para os proximos quadros e va definindo assim a animacao do copo.
Funciona melhor assim do que colocar um mesh que gera agua na cena.
Flw
--- Madison Paz - Webmaster Blender Masters "Everyone needs a chance." BlenderMasters - Your resource of Blender tutorials, news and downloads. http://www.blendermasters.com |
|
|
Matusa
User
 Fresh Boarder
|
Re:Simulação de fluídos - 2007/12/12 09:42
E aí el_muerte. Blz?
Obrigado pela atenção.
Pelo q entendi, os dois obstáculos ficarão dentro do domínio?, e o segundo obstáculo serve para q?, e onde entra a animação da água q cai da garrafa? Desculpe se ñ entendi direito.
Até +.
|
|
|
el_muerte
Admin
 Admin
|
Re:Simulação de fluídos - 2007/12/13 09:24
Matusa wrote: E aí el_muerte. Blz?
Obrigado pela atenção.
Pelo q entendi, os dois obstáculos ficarão dentro do domínio?, e o segundo obstáculo serve para q?, e onde entra a animação da água q cai da garrafa? Desculpe se ñ entendi direito.
Até +.
Bem, quando você trabalha com simulação de fluidos você pode ter obstáculos parados ou que se mexem. A idéia é que a garafa seja um obstáculo que se mexe com agua dentro no início da animação e não com um objeto em seu interior que gere agua. Por exemplo: digamos que voce coloque um dominio em forma de cubo, uma esfera como agua e um copo como obstaculo. Ao iniciar o Bake, a agua vai cair e nao saira de dentro do copo certo? O principio é o mesmo, mas a agua deve iniciar dentro da garrafa. Se voce animar a garrafa, voce terá um obstaculo que se mexe (a propria garrafa) com a agua dentro. Dai é so fazer ela derramar o liquido onde voce quiser ao final da animação.
Se ainda não expliquei direitinho pode perguntar Flw
--- Madison Paz - Webmaster Blender Masters "Everyone needs a chance." BlenderMasters - Your resource of Blender tutorials, news and downloads. http://www.blendermasters.com |
|
|
Matusa
User
 Fresh Boarder
|
Re:Simulação de fluídos - 2007/12/14 12:01
Vlw, El_muerte. Deixa eu ver se entendi. Se estiver errado, me corrija.
Primeiro animo a garrafa para q ela vá até o copo e incline a sua posição com a boca para baixo. Depois devo voltar ao primeiro frame e colocar um cilindro dentro da garrafa para ser o líquido. Colocar um cubo q envolva toda a cena, como domínio.
Desta forma, a simulação de fluído acompanharia o movimento da garrafa ? E caso eu esteja certo, para q ela caia no copo, devo aumentar o fator de gravidade ?
+ uma vez, obrigado pela atenção.
|
|
|
el_muerte
Admin
 Admin
|
Re:Simulação de fluídos - 2007/12/14 13:47
Matusa wrote: Vlw, El_muerte. Deixa eu ver se entendi. Se estiver errado, me corrija.
Primeiro animo a garrafa para q ela vá até o copo e incline a sua posição com a boca para baixo. Depois devo voltar ao primeiro frame e colocar um cilindro dentro da garrafa para ser o líquido. Colocar um cubo q envolva toda a cena, como domínio.
Desta forma, a simulação de fluído acompanharia o movimento da garrafa ? E caso eu esteja certo, para q ela caia no copo, devo aumentar o fator de gravidade ?
+ uma vez, obrigado pela atenção. Exatamente isso! Um detalhezinho é que se não me engano a garrafa terá que ser setada como animated mesh para dar tudo certo.
Não sei se é preciso mexer na gravidade, só experimentando mas realmente o caminho é esse.
Só não consegui fazer aqui e postar uns screenshots pq estou no trampo e aqui o computador é uma carroça
Qualquer coisa estamos aí!
Ah! Depois podes postar alguns screenshots dos resultados por aqui, o que acha?
Grande Abraço!
|
|
Matusa
User
 Fresh Boarder
|
Re:Simulação de fluídos - 2007/12/14 20:55
Blz. Já estou fazendo alguns testes e assim q terminar mando pra galera. Vlw. e até +.
|
|
|
|