Home arrow Forum
Blender Masters
Welcome, Guest
Please Login or Register.    Lost Password?
WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo (1 viewing) (1) Guest
Go to bottom Post Reply Favoured: 0
TOPIC: WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo
mangojambo (User)
Fresh Boarder
graphgraph
User Offline Click here to see the profile of this user
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo 3 Years, 8 Months ago Karma: 0  
MATERIAIS

Eita! Minha esposa está me chamando pra ir deitar e assistir Fantástico com ela. Falei que ela já já vai ver o "Fantástico"! hahahahahaha ... (não me crucifiquem, não resisto a essas piadas toscas!)

Não vou falar muito sobre os materiais, pois as imagens falam muito mais! Só vou comentar sobre a versão do blender que estou usando aqui. Uma compilação própria do projeto Apricot (em desenvolvimento). Ela tem suporte ao famoso GLSL. Fica SHOW de configurar materiais com isso habilitado!! Só tem um porém, pelo que vi é bom você tem uma placa de vídeo Geforce8 pra cima, pois estou fazendo MILAGRES com minha FX-6200!! Se continuar assim mais alguns dias ela peida e terei que comprar outra! Tudo bem, depois que você começar a usar isso vai ficar louco como eu para comprar uma 8800 GTS (a mesma usada no instituto blender!)

Veja na imagem abaixo como habilitar o GLSL e como desabilitar algumas coisinhas dele para uma "melhor performance" (não espere muito se você tem uma placa ruim igual a minha)

E aqui os materiais. São 3 materiais e 3 texturas:

- Palpebras (momo_skin_eyelid)

- Olhos (momo_skin_eyes)

- Corpo (momo_skin_body)

Configuração para a 2a textura

Configuração para a 3a textura

E as três texturas:
Cor

Normal

E essa dá um efeito de falsa iluminação

Agora o Antes e Depois do Doutor Beleza!!!
Antes:

Depois:

(ÓÓÓÓhhhhh!!!) <br /><br />Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 00:33

Report to moderator   Logged Logged  
  The administrator has disabled public write access.
mangojambo (User)
Fresh Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo 3 Years, 8 Months ago Karma: 0  
RIGGING E SHAPEKEYS

Bem, como o personagem é para jogo não vai aquele emaranhado de ossos, IKs, etc etc!! É um esqueleto básico e pronto! No máximo se coloca falsos IKs para facilitar certos movimento na animação.

Aqui está o esqueleto. Não vou postar imagens do peso dos ossos na malha, pois isso é melhor visto direto no arquivo.

Criei grupos de ossos para facilitar na visualização na hora de animar, pois, dependendo da posição e enquadramento, fica difícil saber qual osso é qual

Aqui pronto para animar, com as linhas de parentesco desabilitadas e em modo Stick

Sombrancelha, palpebras e boca foram usados shapekey drivers para controlar isso. Só um pequeno screenshot demonstrando como ficou a configuração para o sorriso:

ESTÁ VIVO!!! ESTÁ VIVO!!!!

mangojambo (User)
Fresh Boarder
graphgraph
&quot;RENDERS&quot;

Como a competição é de modelagem para personagem, o que vier a mais é lucro! Então ao invés de postar apenas um render, postarei vários. Reparem que o modelo está serrilhado nas beradinhas. Fiz assim pois é a mesma renderização que será usada no jogo.

<br /><br />Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 00:59

mangojambo (User)
Fresh Boarder
graphgraph
EXTRAS

Composição Final

http://img521.imageshack.us/img521/7205/momowallpaper2ju9.png

E uma animaçãozinha da criança!! É a ação dele morrendo.
http://vimeo.com/1508407<br /><br />Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/01 19:06

mangojambo (User)
Fresh Boarder
graphgraph
Bem aqui está os arquivos do momo!! Bom proveito!

O Momo está registrado com a mesma licença dos personagens do YoFrankie.org, a Creative Commons.

http://rapidshare.com/files/141694017/momo.tar.bz2.html

Para quem não conseguir descompactar (vulgo alguns usuários Windows ;] ), é só instalar o descente descompactador de arquivos www.7zip.org ...

Um grande abraço a todos e espero que tenham gostado do WIP!

*P.S.: Link para o post do trabalho finalizado http://www.blendermasters.com/cms/pt-br/forum/view-2267.html#370<br /><br />Post edited by: mangojambo, at: 2008/09/02 14:23

Reinicke (User)
Junior Boarder
graphgraph
Re:WIP - MOMO (www.yofrankie.org) - por mangojambo 3 Years, 8 Months ago Karma: 1  
Olá mangojambo

Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Seu personagem, apesar da simplicidade
é realmente uma &quot;aula&quot; de modelagem
e rigging no Blender e além disso
ele é muito engraçado... Nota DEZ!!!

Desejo a você muita sorte e sucesso
... e novamente, você está de parabéns!!

Abraço
Reinicke

Autor do livro MODELANDO PERSONAGENS COM O BLENDER 3D pela Novatec Editora
Go to top Post Reply